Castelos do Vale do Loire

Vale do Loire - Castelo de Chambord

Duração : 12h

• Tour com motorista dando toda explicação em português
• Pegando e deixando no hotel
• Saída pela manhã
• Almoço livre
• Visita livre dentro dos castelos

Descripção

Vale do Loire – o Jardim da França

Esta região no sudoeste de Paris toma seu nome do mais longo rio da França, o Loire. Durante o período do Renascimento, o Vale do Loire foi o lugar favorito dos reis da França e sua corte, que nos deixaram numerosos castelos de uma admirável elegância de arquitetura. Arte e história se misturam com a doçura de vida neste lugar chamado de Jardim da França.

O castelo de Amboise é o resultado de sucessivas construções militares desde o século II, por conta de sua elevação e localização estratégica na região do Loire. Foi Carlos VIII quem transformou o local em um incontestável castelo real, já sob influência de diversos artistas italianos. Carlos VIII ali morreu batendo a cabeça na parede durante um jogo de palma (“jeu de paume”). Após a regência do seu primo Luís XII, Francisco 1°, que passou sua infância em Amboise, sobe ao poder. Mais tarde ele traz Leonardo da Vinci para introduzir o renascimento das artes francesas. O mestre italiano vive seus últimos dias no Clos Lucé, pequeno castelo vizinho ao castelo real, hoje um museu dedicado à restituição da vida de Da Vinci no local.

Dizem que o desenho do castelo de Chambord, edificado pelo Rei Francisco 1° no século XVI, foi fortemente influenciado pela chegada de Leonardo Da Vinci. Após o término da construção (séc. XVI) os reis não chegaram a usar o castelo muito tempo, sendo então utilizado por outros nobres e militares.

O castelo de Chenonceau (séc. XVI), também conhecido como Castelo das Sete Damas, foi ocupado pelas rainhas e amantes dos reis na época do Renascimento, entre elas, Catarina de Médicis, Diana de Poitiers (amante de Henrique II) e a viúva de Henrique III, levando-o a ser denominado como tal. A ala construída sobre o rio Cher (afluente do Loire) possui um incontestável peso histórico e oferece um magnífica composição de arquitetura e água.

Propriedade da Coroa e, posteriormente, residência real, o Castelo de Chenonceau, um dos mais famosos Castelos do Loire, é o testemunho de uma arte de viver requintada, pela sua conceção original, riqueza das suas coleções, mobiliário e decoração, bem como pelo seu destino, uma vez que foi amado, administrado e protegido por mulheres fora do comum, que marcaram a História.

Receptivo Duga
17 Bis Rue Jean Jacques Rousseau Ivry-sur-SeineIDF94200 France 
 • +33 1 43 90 40 85